A sigla FCK vem do inglês: Feature Compression Know, a tradução mais adequada é Resistência Característica do Concreto à Compressão. Sua unidade de medida é o Mega Pascal (MPa), lembrando que de acordo com as normas da ABNT 6118/2014 o concreto deverá ter a resistência contratada quando chegar aos 28 dias de idade.
Se a obra a ser concretada é uma laje, o volume de concreto necessário é encontrado por meio de matemática simples, você multiplica a metragem quadrada pela espessura, o resultado é a metragem cúbica necessária. (Exemplo: 100m² x 0,10cm = 10m³).
Mas atenção, você deverá considerar todas as fendas, vigas, colunas presentes em sua obra e se o concreto for bombeado deverá considerar o concreto que fica dentro dos magotes e o que não é possível bombear. A título de exemplo nas lajes pré-moldadas é prudente considerar cerca de 3 cm a mais no cálculo convencional.
Nas ocasiões em que o espaço a ser concretado estiver fôrmas distintas de uma laje, serão necessárias fórmulas matemáticas para encontrar a metragem cúbica e o responsável técnico pela obra é a pessoa mais indicada a fazer.
Caminhão betoneira é utilizado para transportar os materiais da usina até a obra. Ele é guarnecido de um balão que gira sob seu próprio eixo, ao girar, mistura os materiais transformando-os em uma massa homogênea.
As fissuras aparecem devido a retração natural do concreto, ocasionada pela evaporação da água nele presente e as suas consequentes reações químicas. Com a cura bem feita pelo responsável pela obra é possível reduzir consideravelmente as fissuras, lembrando que não existe concreto sem fissuras e impermeável.
Quanto as trincas, aquelas que acontecem em linha reta e/ou com certa simetria, demandam maior atenção e cautela. Ocorrem devido a problemas estruturais inerentes ao próprio concreto e por isso você deverá procurar o profissional responsável por sua obra para que analise a situação e busque possíveis soluções.